Treinar durante a gravidez: cuidados e exercícios recomendados

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Se você descobriu que está grávida e deseja continuar praticando atividades físicas, saiba que é possível treinar durante a gravidez! Na verdade, gravidez e academia estão bastante conectadas atualmente, seja para ajudar as mamães a terem uma gestação mais saudável ou para voltarem à forma mais rapidamente após o parto.

É importante lembrar que durante a gestação, a prioridade é a saúde da mãe e do bebê! Portanto, é provável que o seu treinamento precise ser ajustado nesse período. Para garantir que tudo ocorra conforme o planejado, é fundamental procurar um médico para realizar os exames necessários e verificar se você pode treinar durante a gravidez.

Além disso, peça orientações a um profissional de educação física capacitado, pois os exercícios devem ser adequados para cada fase da gestação e não devem oferecer risco ao bebê.

Para te ajudar nessa jornada, separamos alguns cuidados importantes para treinar na gravidez sem problemas. Veja abaixo!

Quais são os cuidados necessários para treinar na gravidez?

Durante a gestação, ocorrem algumas mudanças fisiológicas no corpo da mulher. Embora elas aconteçam rapidamente, muitas vezes as mamães não percebem essas alterações com a mesma velocidade.

Uma das mudanças mais comuns está relacionada ao equilíbrio. Devido ao aumento da barriga e dos seios, a coluna tende a projetar-se para trás com o objetivo de equilibrar o sobrepeso. Isso modifica o centro de gravidade do corpo e afeta toda a percepção corporal da mulher, diminuindo o seu equilíbrio. Portanto, esse é o primeiro detalhe que deve ser observado ao prescrever exercícios para a gravidez.

Dessa forma, a mamãe deve evitar exercícios que exijam muito do equilíbrio e movimentos nos quais ela possa cair.

Também é importante ter cuidados especiais com as articulações. Durante a gravidez, o corpo produz um hormônio chamado relaxina, que deixa as articulações e ligamentos mais relaxados. Isso pode gerar maior instabilidade nos joelhos, quadril e articulações do sistema motor, aumentando o risco de quedas ou acidentes que podem levar ao rompimento de tendões ou outros problemas nessas regiões.

Além disso, no final da gestação também ocorrem mudanças na frequência cardíaca, que fica aumentada. Surgem dificuldades para dissipar calor corporal e a pressão arterial também pode sofrer alterações.

Portanto, para treinar durante a gravidez, é ideal realizar exercícios adequados para essa fase!

Quais exercícios são indicados durante a gravidez?

Os exercícios para treinar durante a gravidez devem ser liberados pelo médico e acompanhados por um personal trainer. No entanto, fizemos uma pesquisa para mostrar a você quais são os mais indicados nesse período.

O primeiro detalhe importante é saber se o treinamento é voltado para mulheres que já praticavam atividades físicas antes da gravidez ou para mulheres sedentárias até então.

As atividades e frequência certamente serão diferentes para uma mãe ativa antes da gravidez. Entenda melhor lendo abaixo.

Treinar durante a gravidez para mulheres que já se exercitavam

Mulheres que já tinham uma rotina de exercícios físicos antes da gestação, provavelmente poderão realizar atividades um pouco mais intensas e frequentes em comparação com as mulheres sedentárias antes da gravidez.

É importante ressaltar que estamos considerando uma gestação normal, sem nenhum problema específico!

Nesses casos, o corpo das mulheres que já praticavam atividades físicas antes de engravidar está mais adaptado ao treinamento. Portanto, é possível manter o ritmo de treinamento, mas é importante ajustar os exercícios.

Para exercícios de força, como musculação, a carga dos pesos deve ser reduzida em pelo menos 50%, evitando sobrecarga na coluna e membros inferiores, que já suportarão o peso da gestação.

A preferência também deve ser por equipamentos guiados e aparel