Sexo na Gravidez: Mito e Verdade

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Durante a gravidez, muitas mulheres se deparam com uma série de mitos relacionados ao sexo. Essas crenças populares podem levar algumas mulheres a evitar a prática sexual, porém, grande parte delas não é verdadeira.

Um dos mitos mais comuns é o de que a penetração pode prejudicar o feto. Na realidade, o pênis do parceiro não entra em contato direto com o feto e este é protegido pelo saco amniótico, líquido amniótico e pelas paredes uterinas. Além disso, o colo do útero fica fechado e selado por um tampão de muco espesso para garantir a segurança do bebê.

Outro mito bastante difundido é que as mulheres grávidas perdem o desejo sexual. Na verdade, algumas mulheres experimentam um aumento da libido durante a gestação. Isso ocorre porque há uma mudança hormonal especialmente durante o segundo trimestre da gravidez.

Há ainda quem acredite que ter orgasmos pode causar aborto espontâneo. Isso não passa de um mito. As contrações sentidas durante o orgasmo são diferentes das contrações do parto. Portanto, os orgasmos não representam risco de aborto espontâneo e inclusive algumas mulheres podem até ter orgasmos mais facilmente durante a gravidez.

Muitos casais também ficam em dúvida se sexo oral está liberado na gravidez. A resposta é sim! Desde que seja confortável para a mulher e dependendo do período gestacional, essa pode ser uma opção tranquila.

Outra preocupação frequente é se o bebê saberá ou lembrará do ato sexual. Não há motivo para se preocupar, pois o bebê não é capaz de entender o que está acontecendo e não vai se lembrar desses momentos.

Para finalizar, é importante ressaltar que o sexo durante a gravidez pode trazer benefícios. Além de liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, a atividade sexual ainda exercita a musculatura vaginal, auxiliando no momento do parto. Porém, se houver qualquer sinal de dilatação do colo do útero, sangramento ou corrimento vaginal inexplicável, é fundamental conversar com um médico.

Portanto, não acredite em todos os mitos que cercam o sexo na gravidez. É possível manter uma vida sexual ativa e saudável durante esse período tão especial.