Treinar na Gravidez: Cuidados e Exercícios Adequados

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Se você descobriu que está grávida e quer continuar fazendo atividades físicas, saiba que é possível treinar na gravidez! Aliás, gravidez e academia estão bastante ligadas atualmente, seja para que as mamães tenham uma gestação mais saudável ou para voltar à forma mais rápido no pós-parto.

Claro que é preciso pensar que no momento da gestação, a prioridade é a saúde da mamãe e do bebê! Portanto, é bem provável que seu treinamento mude durante o período gestacional.

Para que tudo aconteça conforme o planejado é fundamental que você procure um médico para que ele possa fazer os exames necessários e ver se você pode treinar na gravidez.

Também peça orientações para um profissional de educação física capacitado, pois os exercícios devem ser adequados para cada fase da gestação e não devem oferecer nenhum risco ao bebê.

Para ajudar, nós separamos alguns detalhes que precisam de atenção para treinar na gravidez sem ter problemas. Leia abaixo!

Quais são os cuidados necessários para treinar na gravidez?

Durante a gravidez ocorrem algumas mudanças fisiológicas no corpo da mulher. Como são muito rápidas, as mamães nem sempre percebem essas mudanças com a velocidade que elas acontecem.

Equilíbrio alterado

Entre as mudanças mais comuns está a mudança do eixo do corpo. Por conta do aumento da barriga e dos seios, a coluna é projetada para trás, para tentar equilibrar o sobrepeso, isso muda o centro de gravidade do corpo. Com isso toda a percepção corporal é alterada, fazendo com que a mulher tenha menos equilíbrio. Por isso, esse é o primeiro detalhe que deve ser observado na hora de prescrever exercícios para a gravidez.

Então, a mamãe deve evitar exercícios que exigem muito do equilíbrio e movimentos em que ela possa cair.

Cuidados com as articulações

Há cuidados que são necessários com as articulações. Durante a gravidez o corpo produz um hormônio chamado relaxina.

Esse hormônio faz com que as articulações e ligamentos do corpo fiquem mais relaxados. Então há mais instabilidade nos joelhos, quadril e articulações do sistema motor.

Tudo isso facilita a queda ou acidentes, que podem levar ao rompimento de tendões ou outros problemas nas articulações.

Outras alterações possíveis

No final da gestação também há mudança na frequência cardíaca, que fica aumentada. Surgem dificuldades para dissipar o calor corporal e a pressão arterial pode ter alterações.

Portanto, para treinar na gravidez é ideal fazer exercícios adequados para essa fase!

Quais exercícios são indicados na gravidez?

Os exercícios para treinar na gravidez devem ser liberados pelo médico e acompanhados por um personal trainer. No entanto, fizemos uma pesquisa para mostrar para você o que é mais indicado ou não, para quem quer treinar na gravidez.

O primeiro detalhe é saber se o treinamento é para mulheres que já se exercitavam antes da gravidez ou para mulheres sedentárias antes da gravidez.

Os exercícios e a frequência de atividades provavelmente serão diferentes para uma mãe que era ativa antes de engravidar. Entenda melhor lendo abaixo.

Treinar na gravidez para mulheres que já se exercitavam

Mulheres que já tinham uma rotina de exercícios físicos antes da gestação, provavelmente poderão fazer atividades físicas um pouco mais intensas e frequentes, do que as mulheres sedentárias antes da gestação.

Claro que estamos levando em consideração uma gestação normal, sem nenhum problema!

O corpo das mulheres que já praticavam atividades físicas antes de engravidar está mais adaptado para o treinamento. Nesses casos é possível manter o ritmo de treinamento, mas é importante ajustar o treino.

Para exercícios de força, como musculação, deve ser reduzida a carga dos pesos em pelo menos 50%. Isso para evitar sobrecarga na coluna e membros inferiores, que já