Treinamento durante a Gravidez: Cuidados e Exercícios Recomendados

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Se você descobriu que está grávida e deseja continuar praticando atividades físicas, saiba que é possível treinar durante a gestação! A gravidez e a academia têm uma forte relação nos dias de hoje, seja para garantir uma gestação saudável ou para voltar à forma física mais rapidamente após o parto.

É importante lembrar que, durante a gestação, a saúde da mãe e do bebê é a prioridade. Portanto, é provável que seu programa de treinamento precise ser ajustado ao longo do período gestacional.

Para garantir um treinamento adequado, é fundamental consultar um médico para realizar os exames necessários e verificar se você pode treinar durante a gravidez. Além disso, procure orientação de um profissional de educação física capacitado, pois os exercícios devem ser adaptados para cada fase da gestação e não devem oferecer riscos ao bebê.

Para ajudar nessa jornada, separamos alguns cuidados importantes para treinar durante a gravidez sem problemas. Confira abaixo!

Quais são os cuidados necessários para treinar na gravidez?

Durante a gravidez, ocorrem diversas mudanças fisiológicas no corpo da mulher. No entanto, muitas vezes essas mudanças acontecem tão rapidamente que as futuras mamães nem percebem.

Uma das mudanças mais comuns é o deslocamento do centro de equilíbrio do corpo devido ao aumento da barriga e dos seios. Isso faz com que a coluna seja projetada para trás como forma de equilibrar o peso extra. Como resultado, toda percepção corporal é alterada e as mulheres ficam com menos equilíbrio. Por isso, é importante evitar exercícios que exijam muito equilíbrio e movimentos nos quais a mulher possa cair.

Outro cuidado necessário durante a gravidez é com as articulações. O corpo produz um hormônio chamado relaxina, que deixa as articulações e ligamentos mais relaxados. Isso pode causar instabilidade nas articulações dos joelhos, quadril e sistema motor como um todo, aumentando o risco de quedas ou lesões.

Além disso, no final da gestação, ocorrem alterações na frequência cardíaca, aumento da dificuldade de dissipar calor corporal e possíveis alterações na pressão arterial.

Portanto, para treinar durante a gravidez, é ideal fazer exercícios adequados para cada fase gestacional.

Quais exercícios são indicados na gravidez?

Os exercícios para treinar durante a gestação devem ser liberados pelo médico e acompanhados por um personal trainer. No entanto, fizemos uma pesquisa para mostrar o que é mais indicado ou não para quem deseja continuar treinando durante a gravidez.

Antes de tudo, é importante considerar se o treinamento é direcionado para mulheres que já praticavam exercícios antes da gravidez ou para aquelas que eram sedentárias.

Mulheres que já tinham uma rotina de atividades físicas antes da gestação provavelmente poderão continuar realizando exercícios um pouco mais intensos e frequentes em comparação às mulheres sedentárias antes da gravidez. É claro que estamos levando em conta uma gestação normal, sem nenhum problema específico.

O corpo das mulheres que já praticavam atividades físicas antes de engravidar está mais adaptado ao treinamento. Nessas situações, é possível manter o ritmo de exercícios, mas é importante ajustar o treino.

Para exercícios de força, como musculação, a carga dos pesos deve ser reduzida em pelo menos 50% para evitar sobrecarga na coluna e nos membros inferiores, que já estarão suportando o peso da gestação.

Além disso, é recomendável dar preferência a equipamentos guiados e aparelhos que oferecem maior segurança durante o movimento.

Atividades de impacto devem ser evitadas – alguns médicos desaconselham a prática da corrida -, sendo preferível optar pela caminhada ou bicicleta ergométrica para reduzir o risco de quedas.

Caso você pratique esportes com contato físico, como artes marciais, é ideal adaptar seu treino ou escolher outra atividade durante a gest