Casamento: Salve seu casamento com esforço próprio
Você está preso em um casamento infeliz enquanto seu cônjuge não demonstra interesse em encarar a realidade e se recusa a reconhecê-la ou lidar com ela? Bem, quando você está em um casamento infeliz, há MUITO que você pode fazer sozinho!
Na verdade, é normal que o cônjuge não coopere 90% do tempo. Mas isso não significa que você não possa salvar seu casamento. Você pode consertar seu casamento completamente sozinho. De muitas maneiras, o resultado é tão bom ou até melhor.
Os especialistas em casamento sabem muito bem que é muito raro que ambos os parceiros queiram curar seu casamento ao mesmo tempo e que um dos cônjuges só aceita a terapia relutantemente. Mas esses terapeutas de casais não estão preparados para ajudá-lo como indivíduo (infelizmente, terapia de casal geralmente acaba conduzindo ao divórcio), então eles fazem parecer que o esforço solitário é catastrófico para o seu casamento. Eles vão dizer que um cônjuge relutante está mostrando seu verdadeiro desejo, mas não é bem assim.
A afirmação de “é preciso dos dois” é absurda. Na verdade, a melhor ajuda ao casamento e os sucessos mais duradouros ocorrem quando apenas um dos parceiros assume a liderança e faz todo o trabalho. As razões são numerosas e eu compartilharei algumas delas posteriormente.
Vamos começar indo direto ao coração do casamento e falar sobre por que nos casamos, porque isso é tão importante. É onde você deve começar para consertar seu casamento. Porque, a menos que você tenha clareza sobre o que significa consertar seu casamento, você não terá chance alguma.
Por outro lado, quando você sabe o que deseja e como chegar lá, tudo o que precisa fazer é seguir métodos comuns (como os oferecidos em nossos cursos) e conseguir o casamento feliz que você quer e merece.
Você quis ser feliz… e ainda quer! Todos nós casamos porque sabemos intuitivamente que o casamento deveria nos fazer felizes.
Você quis sentir amor e amor crescente… e ainda quer! Todos nós casamos para experimentar um amor cada vez maior, o amor conjugal.
O amor e a felicidade que desejávamos não eram apenas para nos casarmos. Amor e felicidade são coisas que todos queremos pelo resto de nossas vidas.
Nós anseiamos por amor e felicidade porque somos almas. Amor, alegria e sabedoria são nossa essência. Todos nós nos casamos por duas razões “alimento para a alma”, é isso que ansiamos. Enquanto o pensamento convencional só identifica as necessidades essenciais de nossos “eus” psicofisiológicos – corpo e mente – eles ignoram vergonhosamente o fato de que somos almas. Ao fazer isso, eles não abordam nossas necessidades básicas. É claro que eles não podem ajudar um casamento com essa grande omissão. O casamento é entre almas gêmeas.
Consertar seu casamento para ser feliz e sentir amor deve ser sua maior prioridade, e deve ser abordado de um ponto de vista realista do que somos e do que precisamos.
Quando você conserta seu lado, é um presente de amor para o seu cônjuge. Você mostra o quanto se preocupa com eles ao estar disposto, pronto e capaz de assumir a liderança. Se seu casamento estiver indo bem, você nem hesitaria em assumir a liderança porque os fortes sempre devem compensar as fraquezas dos fracos. Isso é básico.
Elevar seu casamento de volta à euforia do início (já que nem todos os casamentos começam bem) não é tão difícil quanto você pensa. Ainda é possível ter cada vez mais felicidade e amor. Essa deve ser sua paixão vitalícia, se não sua obsessão. Nada é melhor.
Como lidar com um cônjuge que não está na mesma sintonia para consertar o casamento? Quando você entende mais sobre o casamento, amor e um ao outro, você perman